AMIGOS ONLINE

quinta-feira, 7 de junho de 2012

O Perigo da Mornidão Espiritual




                                          O PERIGO DA MORNIDÃO ESPIRITUAL

A mornidão espiritual pode ser definida com a gradativa perda do interesse pelos assuntos espirituais. É gradativa porque se instala aos poucos na vida do cristão tal qual um inimigo a espreitar silencioso.

Há alguns fatores que podem disparar o mecanismo que leva o cristão ao desinteresse pelo zelo espiritual. O principal deles é um envolvimento crescente e cada vez mais intenso no emaranhado da vida secular.

Evidentemente que todos precisam cuidar da vida material, trabalhar, ganhar dinheiro, preparar-se para um mercado de trabalho cada vez mais exigente. É interessante investir na própria carreira, aprimorar-se, fazer cursos, crescer na empresa em que trabalha. Nada errado em tudo isso.

Acredita-se que se os cristãos dessem à vida espiritual a mesma atenção que de costume dão aos interesses materiais, teríamos uma igreja mais atuante que, conseqüentemente, produziria mais frutos.

Há muita verdade nisto. O homem não é composto só da parte material. Se ele cuida apenas da parte material, esta vai se tornar forte enquanto se definhará a parte espiritual. O perigo está em negligenciar o cultivo de uma vida interior de qualidade.

Felizmente, não são todos os cristãos que se descuidam da vida espiritual à medida que aprimoram sua condição profissional e social no mundo. Há exemplos elogiáveis de prósperos empresários, executivos muito bem sucedidos que, paralelamente ao sucesso no mundo dos negócios, dedicam-se de corpo e alma e com a mesma intensidade ao trabalho do Senhor.

O problema reside no fato de que um grande número de crentes não consegue separar as coisas devidamente e deixa que sua vida espiritual seja ofuscada pelas fortes luzes dos interesses do mundo.

Deve ser reiterado que não se condena aqui a busca de melhor condição de vida. O que se pretende mostrar é o perigo de o crente perder o foco, tirar os olhos do Senhor à medida que melhora sua condição social e financeira. É pertinente lembrar o sábio conselho do Senhor que ao buscar primeiro o Reino de Deus, as outras coisas virão por acréscimo. (Mateus 6.33).

Neste versículo do evangelho de Mateus, não seria sábio ver nele uma promessa? Será que alguém já parou para pensar nisso? Não parece Deus firmar ali um compromisso com os que sabiamente lêem esta passagem com as lentes da fé?

A mornidão espiritual vem como conseqüência de se entronizar no coração qualquer assunto secular em detrimento de aspectos do interesse do Reino de Deus. Isto se dá também porque ocorre ao mesmo tempo a atitude idolátrica do homem ao menosprezar a pessoa de Deus.

Outro fator que leva ao desapego e à indiferença espiritual está de certa forma, ligado ao anterior.  Um relevante sintoma de mornidão espiritual é quando o crente passa a olhar para o homem e não para Deus.

O primeiro indício é quando o cristão começa a reclamar de tudo e de todos. Eis aí um grande sinal de insatisfação na alma. Isto é um grande desvio de percurso. Ao buscar nas Escrituras um antídoto para este mal, vemos o versículo que aconselha olhar para Jesus, autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12.2).

Um humilde, porém consagrado homem de Deus disse certa vez que a igreja neste mundo, por mais bonito que cante o coral, por melhor que façamos, por melhor que preguemos a palavra – estamos tão somente a ensaiar para o momento maior que cantaremos todos juntos no céu na presença do Senhor.

É evidente que no convívio diário com irmãos na igreja podemos sofrer decepções e desapontamentos. Afinal, somos imperfeitos. Mas, o Senhor espera que todos exerçam o sublime bálsamo do perdão. O perdão é uma dupla bênção: bênção para quem o oferece e bênção para quem o recebe.

Daí dizer que este fator está ligado ao primeiro. Para o cristão que se afasta da igreja para dar extrema atenção aos cuidados do mundo, basta uma fagulha para causar um grande incêndio. Um pequeno mal entendido serve como pretexto para afastar-se mais ou deixar definitivamente o convívio com os irmãos.

Que todos os cristãos procurem identificar os primeiros sintomas da indiferença espiritual sejam quais forem. Que possam perdoar e pedir perdão sempre, ver nas palavras do evangelho de Mateus uma verdadeira promessa de amparo para quem busca o Senhor em primeiro lugar. 

Evandro Queiroz

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More